Tippy Tap

Professor Armando estreando o Tippy Tap que construimos na escola primária de Nwachicoluane.

Tippy Tap é uma engenhoca que disponibiliza água e sabão para poder lavar as mãos. Neste caso, após apresentar teoricamente como era a engenhoca, eu e os meus alunos, que estão fazendo estágio na escola primária do terceiro bairro daqui em Nwachicoluane, resolvemos construir de inicio dois. Um próximo às casas de banho (banheiros) e outro próximo da “cozinha”, área externa onde cozinha-se soja , nada mais do que umas pedras para apoiarem a panela sobre o fogo. Dessa maneira as crianças agora podem lavar as mãos após usarem a casa de banho e antes de comerem.

O sistema de construção do Tippy Tap é bem simples, o que de certa maneira colocou meus alunos um pouco descrentes a priori…rsrs Mas fiquei super feliz com o resultado final… e em ver as crianças lavando as mãos antes de comerem.
No começo as crianças se amontoavam, empurravam umas as outras, mas nada que um pouco de ordem não resolva. Conversei com os professores, meus alunos, e disse a eles que cada um era responsável pela sua turma, que deveriam acompanha-la durante a lavagem de mão e entrega da soja, de forma a organiza-los e ensina-los como deve ser feito.
A priori resolveu. Espero que isso prossiga por mais tempo.
Enfim… essa realmente foi uma simples ação que me deu muita alegria.
:D:D:D
OBS: Esse post deveria ter sido feito a um mês a traz.. mas enfim… aqui está.
Depois desse dia, onde construímos e eu instrui os professores como fazer e também a importância de encher o galão com água logo cedo para que o Tippy Tap funcione, voltei na escola mais algumas vezes. Infelizmente o que eu vi não foi o que eu esperava.
Muitas vezes os professores apenas colocavam o Tippy Tap pra funcionar quando eu falava, um pouco antes do intervalo da soja, as crianças desorganizadas… mas enfim… continuo a insistir e espero que eles possam fazer tudo sozinhos antes de eu voltar ao Brasil.
Uma resposta to “Tippy Tap”

  1. Laura Says:

    Meu caro, muito legal . É assim mesmo, principalmente pq o hábito também ter q estar nos professores. Uma tarefa difícil, mas … água mole em pedra dura, tnto bate até q fura. O caminho é este mesmo.Tente vc também conversar com as criancas, mostrar como é gostoso estar com a mão limpa e cheirosa . Sentir no rosto a mão lavada lisinha, sem terra .Um beijão, mãe.

Deixe uma Resposta

