Afinal… a que vim!?!

Muitas das pessoas que eu converso e que de certa maneira me acompanham por aqui não sabem ao certo o que vim fazer aqui em Moçambique, pois bem… vamos ver se consigo explicar.
Aqui eu trabalho como voluntário em um projeto da organização Humana aqui em Moçambique, projeto esse que se chama EPF – Escola de Professores do Futuro. É um projeto que está submetido ao Ministério da Educação daqui, tendo assim a nossa grade curricular e atividades aprovadas pelo mesmo.
A escola é em sistema de internato, onde temos 206 jovens, com uma média de 19 a 25 anos, homens e mulheres, maioria mulheres, que vieram em busca de uma formação e principalmente em busca de um futuro emprego.
A maioria desses jovens não escolheram essa escola porque realmente querem ser professores, mas sim, por ser uma forma de conseguirem emprego em um país que tem a sua base econômica a agricultura.
Aqui eles aprendem a planificar aulas e métodos pedagógicos. Não quero eu, como um estrangeiro branco vir aqui para dizer que eles fazem tudo errado e que a minha maneira é a correta, até porque eu nem tenho conhecimento pedagógico para tal, mas eu acredito que ainda temos muito o que melhorar por aqui.
Eu como voluntário vim exatamente para ajuda-los nisso, trazendo novas visões, novas ferramentas pedagógicas, novos questionamentos e tento, a todo momento, mostrar a importância que essa futura provissão que os aguarda tem e fazer com que os mesmo se preparem da melhor maneira possível para esse grande desafio.
Desafio sim, pois esses meus alunos trabalharão em áreas rurais onde a maioria das pessoas não fala português, e o nível de analfabetismo é alto. Trabalharão em ambientes precários, com crianças descalças, sem materiais como um simples lápis e caderno.
Ter que criar maneiras de incrementar uma aula sem dispor de nenhum material. Uma simples folha A4 é dificil de se conseguir.
Eu, quando chegei, vim com a proposta de realizar algumas atividades com os alunos de forma a gerar pra eles um material que os mesmos possam levar consigo. Com exemplo de atividades recreativas, estórias infantis, músicas e outras coisas. Por hora, devido a maneira como eu estava realizando, acredito que o resultado não estava sendo muito positivo e por isso, a partir dessa semana, começarei a trabalhar de outra maneira, mais presente e espero ser mais efetiva.
A rotina aqui não é fácil e muitas vezes nos esbarramos na burocracia e na falta de material, coisa que venho aprendendo a lidar.
Mas de qualquer maneira, quando vemos algum resultado, por menor que seja, é muito gratificante.
Tenho acompanhado alguns alunos nas Práticas Pedagógicas, que são estágios. Algumas escolas primárias aqui da região, a mais distante fica a 11 km da EPF, estão sendo utilizadas como base para o treinamento práticos desses alunos.
Eu estou acompanhando 15 estudantes em uma escola a 5km da EPF, escola primária que tem aulas da 1 à 5 série. Nessa escola, acompanhando mais de perto o dia-a-dia, consegui ver melhor a realidade da alfabetização nas áreas rurais de Moçambique onde muitas crianças, mesmo estando em classes avançadas como quartas e quintas séries, ainda não sabem ler e escrever.

Aluna da terceira série da Escola Primária do Terceiro bairro de Nwachicoluane

3 Respostas to “Afinal… a que vim!?!”

  1. Laura Says:

    Pois é, meu caro. É difícil, mas cada conquista é comemorada com muita alegria. Ver uma proposta de trabalho apresentar algum resultado já é uma alegria. er seu aluno descobrir o mundo é demais. Um beijão e continue caminhando, mãe.

  2. Aeeeeeee…. volto !!! Tanto queria estra là pra experimentar isso com vc… nao consigo pensar em pessoa melhor que vc pra poder fazer muito com nada… vc foi sempre assim quando estivemos em IICD… sempre con energia, com ideias…o muito ou pouco que vc faça vai sempre fazer uma diferencia.. e tarefa nao terminha lá maninho.. isso que vc etsa fazendo è tambem uma experiença de vida que vai afetar vc e tudos aqueles que o rodeiam… permitendo dese jeito trasmitir o que vc aprendeu… o mundo vai ficando melhor com cada pessoa como vc que faz este tipo de tarefas!!!
    Adiante meu maninho!!! Força!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Adoro vc!

  3. Eita po… o mensagem anterior for minha nao da Anna…kk…acho que eu estaba no blog da Anna quando escrevi a mensagem e bom, apareceu como mensagem dela…kkk… mesmo assim acho que ela pensa quase a mesma coisa que eu.
    Grande abraço!
    Santi

Deixe uma Resposta

