Estamos Juntos

Finalmente cheguei no meu projeto. Eu estou em Nwachicoluane na província de Gaza ao sul de Moçambique. A região aqui é bem rural, com uma estrutura precária.

No caminho que fiz de Maputo, capital de Moçambique, até aqui pude ver várias  áreas sem energia e com bombas para coleta de água.

Cada pequena casa tem uma pequena área com cultivo de terra e todo o momento eu pude ver apenas mulheres trabalhando. Pode ser sózinha, em grupos, com crianças, sem crianças, não importa, sempre trabalhando. Não sei se os homens estão trabalhando na cidade ou se não existem tantos homens, mas enfim, a mulher moçambicana já me impressiona e inspira pela sua força.

A vila onde estou é bem simples, as casas são todas iguais, feitas de concreto pré moldado sendo que em uma construção temos duas casas, a nossa aqui, onde m,oram os voluntários, tem 3 quartos, um banheiro, uma cozinha e uma sala. Muito maior do que alguns apartamentos que eu já morei. O Chão é de cimento queimado o que ajuda a refrescar um pouco o calor de 33oC.

A escola fica a uns 500 metros daqui e o percurso é feito entre as ruas de barro, porcos, galinhas, bodes, lixo e casas. A precariedade de higiene é grande e o “cheiro de  fazenda”, devido aos animais espalhados por todo lugar, é constante, seja em casa, no caminho ou na escola.

Com um campus grande a ADPP de Gaza surge no meio das casas. Com prédios em amarelo e branco, uma grande área verde atende atualmente 300 alunos, sendo parte deles a ultima turma de quando o programa ainda funcionava com uma grade escolar de dois anos e meio.

Fui recepcionado com muito carisma por todos que sempre me diziam “Estamos Juntos!” no final do comprimento. Os alunos tem uma faixa etária que vai de 20 à 35, mas essa turma, talvez por ja estarem a menos de um mês da sua formatura, me parecem um pouco cansados.

Os alunos dormem dentro da escola, em dormitórios com capacidade para 8 pessoas, sendo separados homens de mulheres.

Foi muito bom rever a Kaho, que quando eu cheguei estava no meio da sua aula de inglês. Ela já está bem inturmada, aprendendo inglês e até um pouco da lingua local.

Tive a minha primeira refeição na escola, de almoço, Xima, arroz, peixe frito e um molho. Confeço que xima não me agrada muito, mas vou sobreviver, afinal todos aqui se alimentam apenas assim e estão firmes e fortes.

Aqui próximo não temos muitas opções de mercado, apenas em Chokwe onde eu espero poder encontrar frutas, verduras e legumes.

Xima, Arroz, Peixe e "molho"

Podemos ter as três refeições na escola, mas a intenção é tomarmos café e almoçarmos na escola, mas jantarmos em casa.

Conversei um pouco com Jogen, o líder de projeto daqui, e falei quais as minhas idéias, mas como ele estava ocupado, devido aos exames finais e tudo isso, combinamos de conversar melhor no dia seguinte.

Eu estou escrevendo na quarta-feira, 25 de novembro de 2009 o que vai ser meu segundo dia aqui, isso porque como todos as minhas manhãs em solo Africano acordei muito cedo, dessa vez às 4 da manhã.

Internet aqui apenas na escola e não é muito boa, então tentarei escrever aqui em casa e postar no dia seguinte. Vamos ver como funcionará para postar as fotos e vídeos.

Um beijo bem grande para todos.

2 Respostas to “Estamos Juntos”

  1. mainha Says:

    Sim, amas o que é xima???? De q é feito??

  2. santiago Says:

    Que bom saber de vc por este medio… tentarei ajudar a Anna comprender o que vcc escrebe….que bom que o gasto em comida nao seja tanto, dai vai dar pra salvar um dinhero entao de seu salario…. se cuida igual com a comida là…..
    Bom tmb ter se achado com a Kaho…. eu ja quase estou deijando seu pais maravilhoso… cheio de snetimentos encontrados…. nao quero ir embora… mas tmb quero…. pocha….
    Cada vez mas perto de vc… CUIDADO COM OS LEOES!!! kkkk
    Abraço

Deixe uma Resposta

