Por que Câmara Clara?

Uma  homenagem ao livro “Câmara Clara”, de Roland Barthes no qual ele explora a diferença entre os processos de reprodução da imagem na câmara clara e na câmara escura (a fotografia). Na primeira, a imagem é copiada pela mão do homem, enquanto, na segunda, ela é reproduzida mecanicamente sem a interferência humana. Barthes procura aqui mostrar que sem a intervenção pessoal e subjetiva do observador a fotografia ficaria limitada ao registro documental.

 

 

“Resolvi tomar como ponto de partida de minha busca apenas algumas fotos, aquelas que eu estava certo de que existiam para mim. (…) Aceitei então tomar-me como mediador de toda a Fotografia. (…) Eis-me aqui, eu próprio, como medida do saberfotográfico. O que meu corpo sabe da fotografia? (p.19).”

Mas porque essa homenagem?

Porque a fotografia fará parte constante desse blog e eu também acredito que o meu olhar estará presente em cada uma dessas imagens,não sendo assim meras fotos de certos momentos, mas sim um relato e interpretação minha sobre aquilo que eu estou vendo e como estou sendo atingido por aquilo.

Espero que gostem e acompanhem.

Amanhã tem mais, por enquanto apenas um começo!

Deixe uma Resposta

